Da série: Crônicas do desemprego

Gente, tenho razões para crer que existe uma conspiração envolvendo a Rede Record, a prefeitura de Porto Alegre e Ele, o presidente-interino-golpista-vampiro-neoliberal-fascista da Republica Federativa dos Estados Unidos do Brasil. Michel. O objetivo deste conluio é, claramente, o extermínio das pessoas de baixa renda, para fins de controle populacional.

Dia desses, numa tarde fria e ensolarada, dirigi meu corpo cansado e maltrapilho ao SINE do Centro de Porto Alegre (a pé, porque a passagem tá cara), na esperança de um emprego. Cheguei e peguei a ficha de atendimento. Cento e trinta e três desempregados na minha frente. Mesmo com o lugar apinhado de gente, consegui uma cadeira pra sentar.

A expressão das pessoas nesses lugares é triste. Um misto de apreensão e velório.

Na parede atrás dos atendentes, a palavra EMPREENDEDORISMO em letras enormes. Puta que o pariu! Tá bom, eu sei que a Filosofia Contemporânea dos RH’s valoriza o funcionário empreendedor, pró-ativo, com iniciativa e vontade de crescer com a empresa. Vejamos alguns slogans de RH’s que eu catei por aí:

“O Caminho para a realização dos seus sonhos!”
“Faça parte dessa equipe!”
“Venha construir seu futuro conosco!”

Me recuso a comentar sobre essas coisas aí em cima.

Pois bem, decidi desviar a vista da parede e olhei pra televisão. Péssima ideia. Balanço Geral, crimes e notícias policiais, pra gente perder mais um pouquinho a fé na humanidade. Como se não bastasse essa tragédia chamada vida, o cristão vai procurar emprego e se depara com uma televisão passando uma sequência de desgraças sem fim. Lembram do que eu falei sobre extermínio da população de baixa renda? Temer entra com o desemprego, a Record com o Balanço Geral, e a Prefeitura com o empreendedorismo. É ou não é um convite ao suicídio?

Enfim, depois de não sei quantas notícias de assassinato, espancamento, escola depredada, anões assaltantes, sertanejo universitário, a volta do Guns n’ Roses e 12,7 olhadas distraídas para o empreendedorismo na parede, chamaram meu número. A atendente, visivelmente cansada mas simpática, me informou que não tinha nenhuma vaga para o meu perfil.

FIM

Deixe um comentário

